3 Filmes nacionais que provavelmente você não conhece (e que tem no Youtube)

by

Eu amo cinema e tenho um carinho ainda mais especial por produções nacionais. Vejo que muita gente acaba não conhecendo muitas produções, apenas as grandes premiadas, então hoje venho compartilhar 3 filmes nacionais que talvez você não conheça, mas que valem a pena conhecer.

  • O Filme da Minha Vida: Selton Mello (2017)

Uma coisa que os três filmes terão em comum é a forma poética de contar histórias. Em “O Filme da Minha Vida”, nós acompanharemos com leveza a história de Tony Terranova, um jovem que precisa lidar com a ausência do pai, que foi embora sem avisar à família e, desde então, não deu mais notícias ao filho.

Apaixonado por livros e pelos filmes que vê no cinema da cidade grande, Tony faz do amor, da poesia e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida.

  • Elena: Petra Costa (2012)

Será que através de recortes, podemos entender toda uma vida? Nesse filme, a diretora Petra conta a história de sua irmã, Elena. Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar. Deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas. Filmes caseiros, recortes de jornal, um diário.

A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos. E acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

  • História que só existem quando lembradas: Júlia Murat (2011)

Leveza, histórias e diferentes vidas se encontram nesse filme. Em Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, a mochileira Rita (Lisa E. Fávero) chega ao vilarejo fictício de Jotuomba, no Vale do Paraíba, com seu iPod, sua câmera digital e algumas latas vazias transformadas em pinholes. 

Acontece que, em Jotuomba, Rita encontra aquilo que o tipo de fotografia de lenta exposição da pinhole sempre almeja registrar: a passagem do tempo. Não é só a chegada da jovem mochileira que desestabiliza a rotina dos idosos do vale; é o contato com o registro em imagens da sua própria velhice que transforma os personagens de Histórias Que Só Existem Quando Lembradas.

Ah, esse filme inspirou um projeto pessoal meu, o Histórias que Só existem quando Contadas. Dá uma conferida aqui.

Todos esses filmes estão disponíveis completos no Youtube, e você pode encontrá-los clicando:

  • O Filme da Minha vida AQUI
  • Elena AQUI
  • Histórias que só existem quando lembradas AQUI.

Esses filmes me sensibilizaram e mostraram como o Brasil tá cheio de artistas maravilhosos. Ah, e você conhecem outros filmes? Eu adoro explorar o mundo do cinema nacional, então deixa aqui nos comentários!

 

Até a próxima,

beijos.

8 Responses
  • Wanessa de Almeida
    Janeiro 12, 2018

    não vi nenhum desses filmes, quase não assisto filmes nacionais. Sou apegada nos internacionais hahah.
    Adorei seus dois comentários no blog, fiquei super feliz e até compartilhei no stories do blog.
    Volte sempre!! <3
    bj http://diadebrilho.com

    • Amanda Teló
      Janeiro 12, 2018

      Eu amo internacionais, ainda mais os europeus, mas os nacionais não ficam atrás.. Awwn, que amor <3 vou lá dá uma olhada!

  • Kaila Garcia
    Janeiro 12, 2018

    Uau, ainda não conhecia esses filmes e confesso que fiquei super curiosa para conhecer! Excelentes indicações. ❤

    http://www.kailagarcia.com

  • Pathy Guarnieri
    Janeiro 12, 2018

    Amanda, realmente não conhecia esses filmes. Mas parecem ótimos!
    Anotei as sugestões!

    Beijo!
    Cores do Vício

  • Patty Lye
    Janeiro 13, 2018

    Nossa que bacana, realmente nunca tinha ouvido falar dos filmes e são legais que tem no Youtube!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

  • Karina Marques
    Janeiro 28, 2018

    Realmente, não conhecia nenhum dos citados e parecem ser muito bons! Já anotei para assistir.
    Beijo enorme!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *