,

Comunicação e Multimeios: o melhor curso pra quem ama tudo

Se você deseja saber mais sobre o curso de Comunicação e Multimeios da UEM, pode encontrar mais informações no site da universidade. Neste post, eu respondo a uma tag sobre o curso, compartilho vídeos e minha experiência. Se tiver alguma dúvida, me deixa um comentário! Comunicação e Multimeios foi o curso que eu escolhi na…

By.

min read

comunicação-e-multimeios-uem

Se você deseja saber mais sobre o curso de Comunicação e Multimeios da UEM, pode encontrar mais informações no site da universidade. Neste post, eu respondo a uma tag sobre o curso, compartilho vídeos e minha experiência. Se tiver alguma dúvida, me deixa um comentário!

Comunicação e Multimeios foi o curso que eu escolhi na faculdade 5 anos atrás. Hoje, formada, tenho certeza que foi uma das melhores escolhas da minha vida. E agora vou responder uma tag pra quem tá pensando seriamente em cursar.

Qual seu curso de graduação?

Comunicação e Multimeios.

Quantos períodos ele tem? E em qual você esta?

Ele dura 4 anos, 8 semestres e agora eu to formada.

Porque você escolheu esse curso?

Eu queria estudar na UEM e depois de fazer toda uma lista com todos os cursos, vi que comunicação tinha a grade mais bonita. Não sabia o que seria quando me formasse, mas resolvi escolher o que queria estudar naquele momento.

Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?

Pesquisei, mas era tudo muuuito neboloso. O curso em Maringá tinha 2 anos, ninguém sabia muito sobre como e onde iria trabalhar. O piso era lindo, mas já dava pra ter uma ideia de que seria uma coisa ideal.

Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?

Quando eu entrei, comunicação tinha uma semana inteira de “trote”. Na verdade era mais uma apresentação do curso. Primeiro dia o trote propriamente dito, depois tinha piquenique, apresentação da UEM, apresentação dos professores, etc. Eu faltei no primeiro dia, pois não sou chegada ao trote mesmo. A dica é: vá aberto a viver e se enturmar. É um momento perfeito para se começar amizades.

Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?

Comunicação não tem exatamente um TCC, mas uma matéria de produção que seria isso. Tem banca e tudo, mas a nossas aprovação não depende diretamente disso. É tipo uma matéria mesmo. O meu foi uma história contada de forma hipermidiática.

Você se considera uma boa aluna (o)?

Eu era mediana em algumas coisas, bem boa em outras. Já tirei 10 em todos os bimestres de uma matéria anual, mas também já peguei exame por questão de décimos. Então. Eu me esforçava quando gostava, e relaxava quando não curtia tanto.

Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?

Não poderia estar mais! Claro, às vezes penso nos mil e um mundo que eu poderia ter seguido, maaas, eu amo muito tudo que aprendi e a pessoa que me tornei. Não acho que faria diferente.

O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora científica.)

Usamos muitos equipamentos fotográficos, mas isso não é problema já que o curso tem toda uma estrutura para empréstimos de equipamentos. Pelo menos nisso o governo deu uma mãosinha.

Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?

Teve sim, como eu disse, foi toda uma semana. O trote em si foi bem de boa, as pessoas de comunicação tem muito bom senso. Então tiveram tintas, danças, o famoso pedir dinheiro da Colombo. Nada que fira tanto assim.

Seu curso tem muita matemática?

O máximo é calcular umas porcentagens e entender algumas lógicas da câmera, por exemplo. De resto, é de boas.

Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?

Eu sempre fico impressionada quando eu penso sobre isso. A nossa turma começou com 40 e se não me engano, uns 35 se formaram. Deve ser tipo um recorde. Mais uma prova de que o curso é FODA.

Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?

Se joga e se abra. Comunicação vai te tirar da zona de conforto e do senso comum e se você tiver aberto, pode se transformar numa pessoa bem melhor.(ah, se for cursar aqui em Maringá, participe do grupo de estudos sobre sexualidade da Ana Cristina, é algo MARAVILHOSO e que te ensina muuuito muuuuito mesmo)

Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?

Nunca peguei DP, mas ja fiquei de exame. O método é: ler bastante, e entender sempre o contexto geral. Se tem 10 textos pra uma prova, pegue pontos deles que se interligam e absorva isso. Também tem aulas que os professores já fazem essa interligação (como as da Ana) e o lance é pegar isso e anotar. Também pergunte, mas pergunte mesmo, às vezes uma ajudinha de fora pode ser muito esclarecedora.Também aplique os assuntos a sua vida, o cotidiano, assim além de gravar melhor, você consegue refletir sobre você.

Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.

Curso de 4 anos, que aborda temas como fotografia, cinema, política, história, ética, jornalismo, rp, e muitas outras coisas. É um curso pra quem tem interesse em pensar, pensar sobre a comunicação e conseguir inovar a partir disso.

Se quiser baixar a grade curricular, é só clicar aqui.

Também tem o site do curso, é só entrar aqui.

E pra ver mais sobre ele, assista o vídeo.

Qualquer dúvidas sobre o curso, é só deixar aqui nos comentários!

Acho que ainda não tem taaanta coisa sobre o curso na internet, assim, compartilhar minha percepção sobre o curso pode dar aquele help que quem tá na dúvida estava procurando. Espero que esse post tenha ajudado vocês de alguma maneira.

15 respostas para “Comunicação e Multimeios: o melhor curso pra quem ama tudo”

  1. Avatar de Pathy Guarnieri

    Amanda, esse curso parece maravilhoso! É um curso que eu faria com certeza! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    1. Avatar de Amanda Teló

      Ele é mesmo! Ai que bom, fico feliz. <3

  2. Avatar de Kaila Garcia

    Nossa Amanda, ainda não conhecia esse curso, mas achei maravilhoso e super me identifiquei, é algo que eu faria sem pensar duas vezes.

    http://www.kailagarcia.com

    1. Avatar de Amanda Teló

      Ele é muito a cara da gente que ama várias coisas, bem bloguiero hahaha

  3. Avatar de Camila Faria

    Oi Amanda, na minha época não existia essa derivação “multimeios”, então acabei fazendo comunicação social, com habilitação em jornalismo. Mas me pareceu um curso maravilhoso, super faria se estivesse buscando faculdades por agora. Um beijo! :*

    1. Avatar de Amanda Teló

      Eu quase fiz comunicação social, daí vi esse e me identifiquei mais.. mas sem dúvidas que vc adoraria!

  4. Avatar de Lysia Ribeiro

    Eu pensava em fazer Publicidade e Propaganda antes, justamente por achar que era “só mexer no photoshop”. Mas aí fui crescendo e aprendendo a complexidade e a beleza de se trabalhar com Comunicação e vi que não era pra mim de verdade. Nunca tinha visto o curso com o nome “Comunicação e Multimeios”, mas consegui entender pelo post e pelo vídeo que é basicamente o mesmo que temos aqui pela Bahia, só mudou o nome mesmo. Acho linda essa profissão e fico feliz que você tenha gostado dessa escolha que fez na vida. É maravilhoso isso! <3
    Eu amei seu cantinho e achei super criativo e lindo do menu ao rodapé. Só pelos ícones que você usa já dá pra perceber a sua área profissional, haha.
    E você também é lindaaa!

    Abraços!

    http://www.lysonjeada.com.br

    1. Avatar de Amanda Teló

      Sim, comunicação vai muito além, parece que tem que ter o tato. Sim, eu imagino que tenham muitas propostas parecidas mesmo. Eu ainda não acredito que acertei de primeira hahaha
      Ah, suuuper obg! <3
      abraços.

  5. Avatar de Bárbara

    Nossa que interessante, me interesso muito pela área de comunicação e mídias e não conhecia esse curso!

    Beijos e um ótimo carnaval!
    http://www.barbaradoblog.com

    1. Avatar de Amanda Teló

      Sim, ele é bem novo mesmo.. beijos e obg!

  6. Avatar de Grazy Bernardino

    Prazer em te conhecer Amanda! Eu sou formada em História, mas penso em fazer algum curso na área do Marketing e Mídias. Adorei saber um pouco mais sobre sua graduação!

    1. Avatar de Amanda Teló

      Prazer Grazy! História é um dos cursos que eu sempre tive vontade de fazer.. Que bom!

  7. Avatar de Lulu

    Deve ser bem interessante esse curso.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

  8. Avatar de Paula

    Olá, adorei ler tudo isso e ver que há pessoas com pensamento assim como o meu.
    Vou fazer este ano na UEM o vestibular e queria saber por onde começo a estudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.