Ainda vale a pena ter site ou blog?

2 min

Nossa história com internet tem relação direta com as redes sociais. Quando eu entrei o Orkut tava em alta, depois ele caiu pro Facebook surgir com força, e enquanto o Facebook cai (pois é, tá caindo mesmo) o Instagram tá ficando com a coroa. Mas no Instagram um fenômeno muito interessante começou a rolar, blogueiras sem blog, marcas sem site, e todo mundo usando o ele como fonte principal para seu trabalho. E isso nos leva a refletir, afinal, ainda vale a pena ter site ou blog?

Mas antes:

 

A resposta simples é SIM, e vale a pena por 5 motivos:

 

1. Redes sociais são terreno alugado

Querendo ou não, se você não tem site você fica refém dos donos das outras mídias. Pode reclamar, mas o dono pode mudar o algoritmo quantas vezes quiser, cobrar mais por anúncios, mudar as configurações ou só deletar tudo de uma vez. Lembra das vezes em que todas as redes do tio Zuck (Facebook, instagram, Whats) saíram do ar? É, se sem elas você não chega no seu público, você tem um problemão aí.

 

2. No seu site você tem controle de tudo

Quando você tem algo seu, dá pra explorar, testar e encontrar a melhor forma de falar com seu público. Tem liberdade pra mudar cores, organização, colocar abas, criar novos canais, vender coisas (criando ou não uma loja virtual), tudo da forma que achar mais adequado.

 

3. Seu site é onde converge

Ter um site não anula o uso das outras redes sociais, pelo contrário, você deve utilizar e muito as redes pra trazer novas pessoas para seu site. Seu site só vai ser o lugar onde todo conteúdo, redes e público se unem.

 

4. Sites são necessários para rankear no Google

Se você ainda não pensou sobre isso, tá na hora de começar. Para ser encontrado no Google um site é EXTREMAMENTE necessário. Se você só tem redes sociais, seu negócio só irá aparecer em pesquisa do Google quando a pessoa procurar especificamente pelo seu nome, fora disso não aparece. Mas quando se tem um site podemos expandir isso e começar a aparecer através do conteúdo, ou seja, a pessoa foi e pesquisou “ainda vale a pena ter site?” e eu posso aparecer na pesquisa, saindo na frente dos outros negócios que ainda não estão criando conteúdo. Inclusive, já fiz um post sobre SEO e se você trabalha com internet e não sabe o que é isso, te aconselho a clicar nesse link.

 

5.Profissionalismo

Ter um site bem feito mostra que seu negócio é sério e profissional. Pode pesquisar, todas as grandes marcas tem um site que é utilizado justamente por todos os motivos aqui listados.

E aí, ainda ficou com dúvida se vale a pena ter um site? Deixa aqui nos comentários!

Me acompanhe das redes sociais:  Instagram  Facebook  Youtube

Segue no instagram ♥

Newsletter

4 Comments

  • Fiz um curso sobre marketing digital semana passada e foi nos dito que é errônea a ideia de sucesso de uma marca que se encontra apenas no Instagram, mas não tem um site ou uma loja virtual.
    Concordo com todos os motivos listados no post, acho que um blog/site é o seu cantinho pessoal nesse vasto mundo chamado internet.

    Reply
  • Onde assina embaixo? Eu concordo com tudo! Achar que você é um sucesso contando apenas com redes socias é um erro, o blog é o melhor lugar para fixar sua marca afinal redes sociais morrem.

    Um beijo,
    Quase Mineira

    Reply
  • É o que eu sempre falo em relação as redes sociais, você tá ali usando a plataforma criada por outra pessoa e ela pode sair do ar a qualquer momento. No seu site é você quem manda, melhor coisa! Fora que além de unir esse público, o site fica guardado todos os nossos pensamentos e evoluções durante os anos, melhor coisa! O melhor é isso de acharem seu post em qualquer palavra chave ligada ao seu conteúdo, e não somente pelo seu nome. Eu mudei pro WordPress em 2016 justamente pra dar esse ar mais profissional e não ser apenas um blog e sim um meio de informação útil pra ajudar quem tá procurando por aquele conteúdo. Enfim, amei o post! (E realmente, meu post é um complemento desse seu, haha!)

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *