Os desafios de ser feliz

3 min

Não existe um meio universal de definir o que é o sucesso. Para uns é ser famoso, para outros é viver da sua arte ou até mesmo “só” ter estabilidade. O ponto chave é que independente do que seja, para alcançar o sucesso pessoal é preciso entender alguns desafios. 

Começando

O primeiro passo é saber. Sucesso é mais sobre entender o que te traz a sensação de plenitude do que sobre fazer coisas. Ir só fazendo sem reflexão aumenta as chances da energia acabar e você desistir por não ter porquês claros para continuar.

Nem sempre eu soube o que fazer para encontrar meu sucesso pessoal. Foi um longo caminho recheado de terapia, meditações e autocuidado. Após isso eu encontrei meu norte, mas ainda assim desistia no menor sinal de que ia ser difícil.

Quero ter um negócio próprio? Mas nossa, vou ter que trabalhar demais, vai ser cansativo, e nem sei se vai dar certo. Quero ter um corpo mais saudável? Mas nossa, vou ter que me exercitar e não comer aquele lanche todo dia. Quero meditar? Mas nossa, hoje to cansada demais pra isso, vou só dormir.

E tudo bem, tudo bem mesmo desistir se você viu que aquela escolha não é pra você. Tudo bem não estar afim de fazer aquilo um dia. Tudo bem. Mas sabe o que não é tudo bem? Desistir porque não quer viver o incômodo que é o começo de uma troca de hábitos.

Vai doer

Porque é, vai ser extremamente difícil adaptar o seu corpo a um novo exercício, a uma nova alimentação, a dormir mais cedo, acordar mais cedo, trabalhar mais, se comprometer com uma nova atividade, fazer networking, vender.

Mas vai parar de doer

Mas sabe a boa notícia? Não vai ser difícil para sempre. Acredite em mim, depois que seu corpo se adaptar, seu negócio deslanchar, depois que o novo hábito se estabelecer, o sofrimento para, aquilo se torna você.

Você coloca no automático o amontoado de pequenos hábitos que fazem você ter sucesso pessoal. E aí você não precisa mais pensar o tempo todo, ou se forçar o tempo todo, ou relembrar, você só faz. Você só é.

 

Mas vale também lembrar:

 

Não vai ser fácil

Claro que a vida é cheia de surpresas e todo dia você terá um novo desafio. Não acredite naquela frase “escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” porque não é assim. A empolgação passa, tem dia que o desânimo bate e tudo que você quer fazer é ficar 5 minutos a mais na cama.

 

Se perdoe

Jacar um dia não significa que você está desistindo, é essencial se deixar viver sem culpa. Sabe o que conta de verdade? Deixar esse dia no passado e voltar a focar no presente.

 

Não é pra doer tanto

Se colocar na balança e o sofrimento for maior do que os benefícios que aquela nova atitude trará,  você deve repensar se aquela definição de sucesso é sua ou você só está fazendo porque algo ou alguém alguma vez disse que era o certo a se fazer. Se pergunte: esses sonhos são meus?

 

Não é mesmo justo

Falar que o sucesso só depende de nós seria uma coisa muito simplista. Sucesso depende de N variáveis que não estão sob o nosso controle. O ponto é que sua definição de sucesso, a forma como você vê e reage as coisas, estão sim sob seu controle. A gente tem e deve sempre falar sobre as mil e uma dificuldades, desafios e barreiras que fazem o caminho ser muito mais difícil pra uns do que para outros, mas nunca deixar que isso nos impeça de chegar lá.

Uma indicação de vídeo sobre o tema é esse vídeo sobre disciplina do Cadu Cassaú:

Uma indicação de leitura sobre o tema é o livro o Pequenas atitudes, grandes mudanças cheio de insights maravilhosos.

 

Vai por mim, o sucesso pessoal é possível e tá bem ali só esperando você não desistir. Boa sorte e se mantenha firme!

 

Me acompanhe nas redes sociais:  Instagram  Facebook  Youtube  Twitter

Segue no instagram ♥

Newsletter

8 Comments

  • Adorei as dicas Amanda! Estou nesse processo (ou no começo), tentando entender se o que eu busco realmente vale a pena.

    Adorei que você indicou o vídeo do Cadú, acho ele uma inspiração enorme!

    Reply
    • Que bom que gostou Claudia! Eu acompanho demais o Cadú, cada novo vídeo uma nova inspiração.
      Boa sorte nessa processo, não é fácil mas vale a pena!

      Reply
  • Isso é real! Todas as coisas que eu comecei sem saber o por quê de estar fazendo, só por fazer, não conseguia terminar. Deixava de lado e desistia. Porque quando a gente quer MUITO algo, a gente vai atrás por mais difícil que seja. Nossa, muito verdade! Pra gente se adaptar a uma nova rotina, leva um tempo e a gente reclama. Mas depois que a gente se acostuma, vira parte de nós. Daí quando a gente perde aquilo, sentimos a maior falta. Obrigada por esse post! Adorei!
    Beijos!

    Reply
    • Simmm Thami, muito real. A gente vai crescendo e aprendendo. ♥

      Reply
  • Oi Amanda, que bom te ver de volta! Saudade dos seus posts. <3

    Eu acredito muito nisso de que a vida é uma série de desafios diários. A gente tem que ter muita boa vontade, determinação e alegria para alcançar o sucesso, seja ele qual for. Lindo post!

    Reply
    • Oi Camila! Que amor você ♥ eu tava com sdds dessa nossa blogosfera.
      Sim, acreditar nisso faz a vida muito mais leve.

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *