Acabei de chegar em casa pós mochilão, fui contabilizar meus gastos e vi que deu para economizar bastante na viagem. Ao todo foram 3 meses de viagem e menos de 1000 reais de gasto (contato comida, hospedagem e transporte). Sim, MIL REAIS por três meses viajando no sul do Brasil (Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Nesse post eu vou falar dos meios pra gastar menos na viagem, mas to preparando o post 2 com dicas para fazer ela de graça, então se inscreve na newsletter que eu prometo que logo tem conteúdo pra mudar sua vida de viajante aqui.
Então vamos as dicas de ouro para economizar na viagem!
Na hora de planejar
O começo é o planejamento, então nesse passo talvez você tenha que comprar sua mala, sua mochila ou só as passagens. A dica aqui é sempre SEMPRE utilizar sites de cashback e cupons de desconto. O Meliuz é sem dúvidas meu preferido, ele tem parceria com o Clickbus (hoje tá dando 1,5% de dinheiro de volta) e sempre tem outros cupons de desconto. Além disso vale dar um Google e ver se encontra outros códigos de desconto (nem sempre o Meliuz tem todos).
Pra fazer reserva da hospedagem
Booking: o booking é um site de reserva de hotel , hostels, pousadas e afins. Dentre todos os sites de reserva ele possui a melhor organização, ou seja, com ele é muito fácil encontrar o hotel ideal (me senti na propaganda do Decolar kkk). Uma coisa sensacional nele é o cashback de 100 reais na primeira reserva, então caso ainda não tenha conta lá, você tá tendo uma oportunidade única de economizar horrores na sua próxima viagem. Aproveita aí!
Airbnb: o airbnb surgiu nessa onda de colaboração, ele é uma plataforma que aproxima pessoas com quartos/casas livres que querem alugar para pessoas interessadas. Então é como se fosse um hotel, mas você fica em quartos comuns e isso reduz drasticamente o preço da viagem. Sem falar em todas aquelas vantagens de poder fazer sua comida (e economizar ainda mais) e afins. Ele também trabalha com desconto de 179 na primeira viagem, então aproveita aí!
Um tempo atrás eu diria não reserve hotel sem o intermédio de sites de reserva, pois sairia muito mais caro. Mas depois de algumas experiência agora eu digo: depende. Se você vai em uma cidade pequena, por exemplo, talvez não encontre Airbnb e nem o hotel no Booking, então vale dar uma ligada (eu sei, nossa geração odeia falar ao telefone) e negociar. Uma vez fui em uma viagem de família e queria só dormir no local, então pedi pra retirarem o café da manhã e me deixar em um quarto sem ar-condicionado, resultado: o hotel saiu quase pela metade do preço.
E o transporte?
Falei ali encima sobre o Meliuz e o Clickbus, mas o transporte não para por aí.
Blablacar: pegar carona com estranhos agora é possível e seguro. O Blablacar vem com essa proposta, e nesse mochilão foi o que eu mais usei. Caronas que saem pela metade do preço da viagem de ônibus, muito mais rápidas e ainda com possibilidade de fazer grandes amizades. O app tem função de avaliação e o perfil dos usuários, lembrando até um Uber. Contei mais da minha experiência aqui nesse vídeo.
Buser: eu AMO as novas ideias e essa não podia ficar de fora. Os caras tiveram a ideia de fretar ônibus e criar grupos pra dividir o custo disso por viagem, tornando os trechos até 60% mais baratos do que andar de ônibus convencional. Infelizmente ainda não tem em todo Brasil, mas se você é sortudo e tem na sua cidade, cadastra lá. E sua primeira viagem pelo app sai por 10 REAIS (POIS É) e também tem o sistema de desconto por indicação. Vale demais conferir.
Tô nela, ainda posso economizar?
Claro que pode! Eu vou falar novamente sobre cupons de desconto, porque tem uma coisa muito massa nisso: quem trabalha com cupom geralmente dá coisa de graça (ou muito desconto) no primeiro uso.
Então se você está em uma cidade diferente, dá uma olhada nos meios de transporte que tem nessa cidade e ainda não na sua. Como por exemplo o Uber, Cabify e 99.
E vale dar uma olhada em sites de compra coletivas (sim, eles ainda existem), lá sempre tem alguns cupons pra comida, como groupon e Peixe Urbano.
Com essas dicas eu já tenho certeza que sua economiza na viagem e na vida já será bem significativa!
E vocês, quais as suas dicas pessoais de economia?
Me acompanhe das redes sociais: Instagram ♥ Facebook ♥ Youtube Beijos.
Post atualizado em 08 de maio de 2019.
Deixe um comentário