,

A Esperança

Autor:  Suzanne Collins  Ano: 2011  Gênero: Aventura   Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.  A…

By.

min read

Autor:  Suzanne Collins 
Ano: 2011 
Gênero: Aventura  

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.  A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.  O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?  Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


Minha Opinião: Depois dos dois primeiros geniais livros da série, você começa a ler com medo. Medo de o último não chegar aos pés dos primeiros. E mais uma vez a Trilogia Jogos Vorazes me surpreendeu. (spoilers) Dessa vez Katniss foi parar no distrito 13, enquanto Peeta ficou preso na Capital. A pedido dos rebeldes do 13, Katniss se torna a marca da revolta, o Tordo, que passa mais da metade do livro se preparando e incentivando a tomada da Capital, e sempre com o pedido de “eu mato o presidente Snow”. Depois de uma invasão, os rebeldes conseguem pegar Peeta da Capital, mas a grande surpresa vem quando é percebido que ele foi telessequestrado, e agora vive com o desejo de matar Katniss.   


Quando os rebeldes conseguem invadir a Capital, Katniss é mandada pra lá, onde além de sobreviver a grande arena de jogos que é a cidade, em que dessa vez todos, até o presidente, são meras peças do jogo, tem que sobreviver aos frequentes surtos de Peeta de querer matá-la. Após quebrar regras e ver quem ela ama morrer, Katniss vê os rebeldes tomarem a Capital. 

Tudo parece finalmente resolvido quando as perdas a afetam, e ela percebe que talvez os lideres rebeldes não sejam tão diferentes dos lideres da Capital, e ela com uma flecha destinada a matar o presidente, comete um ato que muda para sempre sua vida. Com um final tipico “quebra de expectativas”, A Esperança te deixa aflito, e com um aperto no coração, já que a heroína tem um final que podemos chamar de trágico. O que talvez deixa o livro ainda melhor. Como todos os outros, é um livro extremamente recomendável. E sem dúvidas essa é a melhor trilogia que eu li até hoje. Uma nota? Sem dúvidas 10. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.