,

Um pássaro na gaiola

Autor: Kurt Vonnegut Ano: 1979 Gênero: Ficção Sinopse: São as aventuras e desventuras de um americano sincero e bem intencionado ao longo das últimas quatro décadas, com excelente formação universitária e dotado de uma percepção crítica que se choca com o meio, quase sempre por ingenuidade e boa-fé de sua parte (…) Contudo, o que…

By.

min read

Autor: Kurt Vonnegut

Ano: 1979
Gênero: Ficção

Sinopse: São as aventuras e desventuras de um americano sincero e bem intencionado ao longo das últimas quatro décadas, com excelente formação universitária e dotado de uma percepção crítica que se choca com o meio, quase sempre por ingenuidade e boa-fé de sua parte (…)
Contudo, o que interessa de verdade não são as peripécias dele, de resto extremamente bem articuladas e narradas com humor e finura de espírito por Vonnegut. Na realidade, Um pássaro na gaiola é uma parábola – no mesmo sentido em que o são certas passagens dos Evangelhos bíblicos – sobre os fundamentos e os destinos práticos da vida norte-americana. Através de seu herói – de suas interrogações, dúvidas, desejos, amarguras e sonhos – Vonnegut interpela vigorosamente todo o complexo existencial de uma sociedade tal como a construída nos Estados Unidos. A cada situação que o herói tem de enfrentar, subjaz a pergunta: será que vale a pena?
Um pássaro na gaiola não é um livro em que apenas um americano pode se ver: é, igualmente, uma história onde os leitores brasileiros podem e devem aprender que qualquer crise – pessoal ou coletiva – só tem razão de ser se nos levar à sua superação na e pela liberdade. (sinopse do skoob)


Minha Opinião: Comprei o livro em uma sebo sem saber do que se tratava, só lembrando que alguém tinha comentado o quão bom era o autor do mesmo (Kurt Vonnegut). Comecei a ler e me decepcionei um pouco no começo, a história não conseguiu me prender. Depois da metade o livro começa a ficar interessante, porque personagens com suas histórias de vida começam a surgir. Tem também uma visão sobre como a Crise de 29 afetou a vida dos americanos. No fim o personagem principal se torna um tipo de herói, mudando a vida de algumas pessoas “merecedoras” em sua volta. Misturar realidade com ficção acabou sendo o melhor do livro. Dou 6 estrelas apenas, já que vindo do lendário Kurt Vonnegut, poderia ter sido melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.