Um tempo atrás eu chorei na frente do computador ao ver uma pessoa que eu amava se mostrar preconceituosa. Argumentava que famílias não podem ser formadas por pessoas do mesmo sexo, e que seu Deus condenaria isso. Eu pensei muito sobre tudo isso e agora venho compartilhar com vocês minhas conclusões. Eu sou ateia,…
Um tempo atrás eu chorei na frente do computador ao ver uma pessoa que eu amava se mostrar preconceituosa. Argumentava que famílias não podem ser formadas por pessoas do mesmo sexo, e que seu Deus condenaria isso. Eu pensei muito sobre tudo isso e agora venho compartilhar com vocês minhas conclusões.
Eu sou ateia, adepta ao princípio “viva e deixe viver”. Isso significa: cada um na sua, nunca afetando de forma negativa a vida dos outros. Mas tem uma coisa: se teus princípios ferem os princípios dos outros, sim, eu vou te questionar. Por que não posso acreditar, nem aceitar, que você imponha seus dogmas sobre os outros que não os seguem.
Se vocês prestarem atenção, os argumentos contra a homossexualidade são sempre os mesmos. Então vamos rebatê-los? Assim, todos podemos amadurecer e entender mais sobre o assunto.
“Aí, quer se relacionar se relaciona, mas não vem pedir reconhecimento do estado”: você é hétero? Ok. Tal pessoa é homossexual? Ok. Você e ela pagam impostos, exercem sua cidadania, amam seus parceiros e querem que a lei (em um país laico) oficialize seus relacionamentos. Por que o hétero pode e o homossexual não? Os dois são iguais perante a lei e a união dos outros não afeta terceiros de forma alguma, a união só diz respeito ao casal. Não entendo por que tem pessoas que se esforçam tanto para tirar o direito dos outros.
“Mas minha religião condena”:então você que segue, não seja (não que dê pra escolher, mas neh..). Mas se o outro não segue, porque você quer impor seus princípios sobre a vida dos outros? Não faz sentido. País laico, lembra?
“Ah, mas eles não poderão formar uma família”: mas podem sim! Tem crianças para adoção (MUITAS), tem barrigas de aluguel. Quem quiser formar uma família, forma. Tenho certeza que se tiver amor no lar, a criança será feliz. E outra, uma família pode ser apenas um casal. Pra que filhos? O mundo já tá cheio demais. Viver em dois também não afeta a vida dos outros.
“Pra que lei contra homofobia, todos sofrem no Brasil”: você branco, hétero de classe média não apanha na rua por ser quem você é. Você cristão não apanha na rua por andar com uma bíblia. Já os homossexuais apanham por ser quem eles são, apenas por isso. Isso é igualdade? Isso é justiça? Seu Deus aprovaria isso? Então, acho que não.”Ah, mas ele escolheu ser assim”: quando você escolheu ser hétero? Se você acredita em escolha, você pode escolher o que quer ser, então em algum momento da sua vida você falou “serei hétero”. Não foi assim? Então.. O comportamento homossexual já foi encontrado em mais de 1500 espécies de animais. O ser humano é um animal, porque pra ele seria um escolha e para os outros não? Ok, você diz que somos racionais e podemos escolher. Escolhemos o que é certo ou errado de acordo com a cultura. Tem culturas que incesto é normal, pedofilia também. Assassinatos em alguns casos são justificáveis. Não comparando uma coisa com a outra, apenas dando exemplos “pesados” para vocês entenderem. Ou seja: o social diz o que é certo e errado, logo ser homossexual seria errado apenas diante de certas convenções sociais, no nosso caso, um país majoritariamente cristão, que segue a bíblia e que condena o ato. Nesse ponto que queremos chegar: estamos em um país laico, que preza a liberdade de escolha e amar alguém do mesmo sexo não afeta a vida alheia. Porque então insistem em dizer que é algo errado? Por que se basear em coisas escritas séculos atrás, para oprimir pessoas?
“Mas se todos virarem gays a raça vai acabar”: tá, sobre isso vamos parar e pensar: você tem atração pela pessoa do mesmo sexo? Não? Ok, então porque você do nada ia começar a ter? Gente, orientação sexual não se escolhe, e uma população nunca terá a mesma. Relaxa, héteros não acabarão. Juro que se seu filho for hétero e ver um casal gay se beijando, ele não vai se tornar gay (a menos que ele seja e esteja reprimindo isso). A vida é assim, as pessoas são assim (+18: se você é um adepto dessa filosofia, a vontade de dar o cú/colar velcro deve ser tão grande que não dá nem pra aguentar ver o outro dando, que vai ter que dar também).
“Mas a bíblia diz assim!” Gente, você TEM que respeitar o ser humano por ser quem ele é. Não pode condenar alguém por ser negro, ou por ser alto, ou por ser gay. Afinal, a pessoa é assim e ponto. Você pode falar, não gostar, mas a pessoa não mudará. Ela é assim e ponto final.
“Mas eu acredito nisso e você TEM que me respeitar.” Pera ai, você escolheu acreditar nisso, afinal, ninguém nasce com dogmas, e vem pedindo respeito? Você escolheu ser preconceituoso, afinal, to ligada que quem segue a bíblia, por exemplo, escolhe que partes seguir (se você corta cabelo, é contra escravidão, segrega pessoas ao mesmo tempo que é contra a homossexualidade, tem muita coisa contraditória nisso).
Agora, sim eu vou te respeitar se você me respeitar. Eu não vou tentar te mudar se você não tentar me mudar. Cada um na sua, cada um cuidando da sua vida.
“Mas é só minha opinião, isso não afeta ninguém”: quem disse que não afeta? Você tá na pele de quem vive todo dia ouvindo que ser quem ele é é errado? Você vive na pele do filho expulso de casa por ser quem ele é, e que ao buscar refujo em uma igreja, ouve que a culpa é dele? Você sofre agressão verbal ou até olhares maldosos quando você anda de mãos dadas na rua com que você ama? Não? Então não venha me dizer que uma opinião não afeta alguém. Uma opinião faz um ser entrar em depressão, uma opinião mata, uma opinião oprime.
Se ponha no lugar, inverta os papéis por um instante: vamos se por que agora chega uma religião que diz ser errado ser hétero. Todo mundo se torna seguidor dela, sua família, seus amigos, até você. Todo culto, toda conversa, eles vivem dizendo que ser hétero é errado. Mas você é assim, você sabe que sente atração por pessoas do sexo oposto e que isso não vai mudar. Afinal, só a ideia de amar alguém do mesmo sexo te é estranha. Mas as pessoas vivem dizendo que você é errado, que você escolheu ser assim, você tem que mudar. Seus pais te expulsam de casa quando você diz que não consegue sentir atração pelo mesmo sexo. Você recebe olhares maldosos quando você anda na rua com seu amado de mãos dadas. E você pensa: o que eu faço? Como eu vivo dessa forma? E você opta por desistir, ou se matando ou se reprimindo. Qual seria o pior? Afinal, ambos acabam com sua vida.
Sua opinião te move. O que você fala afeta o mundo, afeta as pessoas. Chega de “mas”.
E sim, se você condena alguém por ela ser algo pelo qual ela não tem controle: sim, você é uma pessoa má e cruel, Independente do que você segue ou acredita. Se você escolheu seguir algo que causa mortes, depressão e tristeza, você é totalmente responsável por tudo que acontece. Condenar alguém por ser quem é, só causa estragos.
Você pode até não ser extremista, mas existem muitos que alimentados pelo seu discurso, se tornam. E você é sim um co-produtor nisso tudo. Agora não venha fugir da sua responsabilidade.
Repense seus atos. Viva a deixe viver. Seja crítico e não uma marionete.
Mude, ainda há tempo.
Desculpem se acabei pegando pesado com o post, é que esse assunto realmente me tira do sério. Mas se esse texto puder ajudar alguém a repensar seus atos, tudo valeu a pena.
O que vocês acharam desse tipo de post? Me contem suas opiniões sobre o assunto. Vamos debater! 😀
Mestranda em Comunicação Estratégica com mais de 9 anos de experiência em conteúdo digital, mídia e comunicação. Sou apaixonada por criatividade e por aprender coisas novas. Vamos ser criativos juntos!
Oii Amanda, tudo bom? Realmente, esse é um assunto que deve sim ser comentado e exposto. Não sei, diante de tudo de ruim que acontece no mundo, é absurdo ver esse tanto de gente querendo escolher a forma de amar dos outros. Cada um tem o direito de ter sua opinião, sua religião e suas crenças, mas isso não pode, de maneira nenhuma, afetar a vida dos outros. Já passou da hora de o ser humano aprender isso. Acho esse tipo de post super válido! 🙂
Entendo perfeitamente isso. Tenho pessoas muito proximas que pensam assim e me dói muito também. Mas aos poucos com paciência, eu tento alertá-las da importância do respeito e que como comentários preconceituosos são opressores e disseminam o ódio. Eu sou agnóstica.
Deixe um comentário